BELO HORIZONTE

O TURISMO EM BH OFERECE EXCELENTE VIDA NOTURNA COM BONS RESTAURANTES, BARES, CASAS DE SHOW E BOATES. É UM DOS MAIORES PÓLOS DE CONVENÇÕES, FEIRAS, EXPOSIÇÕES E OUTROS EVENTOS DO BRASIL. UM CITY TOUR PELA CIDADE PODE MOSTRAR OBRAS DE OSCAR NIEMEYER NO CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA, MINEIRÃO, FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA, PRAÇA DA LIBERDADE, MERCADO CENTRAL, SAVASSI, PARQUE MUNICIPAL, PARQUE DAS MANGABEIRAS, PRAÇA DO PAPA, ENTRE TANTAS OUTRAS OPÇÕES. FEIRA DE ARTESANATO AOS DOMINGOS.

 
 
 
 

MARIANA

CHAMADA DE “BERÇO DA CIVILIZAÇÃO MINEIRA”. FOI A PRIMEIRA CAPITAL, A PRIMEIRA VILA, A PRIMEIRA SEDE DO BISPADO E A PRIMEIRA CIDADE DE MINAS GERAIS. HOJE É GUARDIÃ DE UMA IMPORTANTE PARTE DO PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO DE MINAS. ENFIM, SE O ROTEIRO É CULTURAL, MARIANA É UMA ÓTIMA REFERÊNCIA.

 
 
 
 

TIRANDENTES

LUGAR IDEAL PARA QUEM DESEJA CONHECER A HISTÓRIA, A ARTE COLONIAL E A CULINÁRIA MINEIRA. COM CERTEZA, É UMA DAS MAIS BELAS CIDADES HISTÓRICAS DO ESTADO. DESTAQUE PARA OS PASSEIOS DE MARIA-FUMAÇA, A SERRA DE SÃO JOSÉ E A IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO.

 
 
 
 

SÃO JOÃO DEL REI

A CIDADE AINDA MANTÉM A BELA E CURIOSA TRADIÇÃO COLONIAL: “A LINGUAGEM DOS SINOS”. PARA AS MAIS DIVERSAS OCASIÕES, OS SINOS DOS TEMPLOS DE SÃO JOÃO DEL REI DOBRAM E REPICAM. NA MAIS BONITA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MINAS GERAIS, SE EMBARCA PARA UMA DELICIOSA VIAGEM DE MARIA-FUMAÇA QUE LIGA A CIDADE A TIRADENTES.

 
 
 
 

SABARÁ

MUITO PRÓXIMO À BELO HORIZONTE. GUARDA PRECIOSIDADES ARQUITETÔNICAS COMO A PEQUENA E DELICADA CAPELA NOSSA SENHORA DO Ó E O ENCANTADOR TEATRINHO MUNICIPAL. DESTAQUE PARA O MUSEU DO OURO, POIS SEU ACERVO MUITO ENSINA SOBRE O PERÍODO DA MINERAÇÃO NO SÉCULO XVIII. GRAÇAS A RELIGIOSIDADE DE ALGUMAS CIDADES MINEIRAS, SABARÁ MANTÉM A TRADIÇÃO DAS PALMAS BARROCAS. ORIGINÁRIAS DE PORTUGAL ERAM ADORNO PRINCIPAL E PERMANENTE DO ALTAR-MOR. HOJE, SÃO UTILIZADAS PARA ORNAMENTAR OS MAIS DIVERSOS AMBIENTES. CONFECCIONADAS POR ARTESÃOS NA CIDADE, PODEM SER ADQUIRIDAS COM FACILIDADE.

 
 
 
 

OURO PRETO

QUEM CHEGA À ANTIGA VILA RICA NÃO CONSEGUE FICAR ALHEIO FRENTE AO BELO E HOMOGÊNEO CONJUNTO ARQUITETÔNICO. EM SEGUIDA, COMEÇA A SEDUÇÃO. O CAMINHAR POR SUAS RUAS E LADEIRAS VAI CRIANDO UM ENVOLVIMENTO. QUANDO SE PERCEBE, JÁ ESTÁ APAIXONADO POR ESSA CIDADE. POR TER UM ACERVO TÃO PRECIOSO, RECEBEU O TÍTULO DE PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE.

 
 
 
 

DIAMANTINA

DA TRAJETÓRIA DE DESCOBERTA E EXPLORAÇÃO DE DIAMANTES NASCEU UM EXTRAORDINÁRIO PATRIMÔNIO CULTURAL QUE MERECIDAMENTE, HOJE, É PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE. AUTÊNTICA E EXCEPCIONAL, TANTO NOS ATRATIVOS HISTÓRICO-CULTURAIS E NATURAIS, QUANTO PELO SEU POVO. TEM UM DOS CARNAVAIS MAIS BADALADOS DO ESTADO.

 
 
 
 

CONGONHAS

AS OBRAS DO MESTRE ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA – O ALEIJADINHO – ATRAEM INÚMEROS VISITANTES PARA CONHECER ESTE ADMIRÁVEL PATRIMÔNIO ARTÍSTICO MINEIRO. DESTAQUES PARA O SANTUÁRIO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, COLEÇÃO DE EX-VOTOS PINTADOS E IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

 
 
 
 

CAETÉ

POSSUI EXPRESSIVO PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO. DESTAQUE PARA A SERRA DA PIEDADE. NO ALTO ESTÁ ERGUIDA A MAJESTOSA IGREJA NOSSA SENHORA DA PIEDADE, ONDE TODOS OS ANOS SE REALIZA UMA DAS MAIS TRADICIONAIS FESTAS RELIGIOSAS DE MINAS GERAIS, ATRAINDO ROMEIROS EM PROCISSÃO NO PERÍODO DE 15 DE AGOSTO A 15 DE SETEMBRO. AO LADO DO SANTUÁRIO ENCONTRA-SE O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), ABRINDO TODO PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS DE 16:00 H ÀS 22:00H.

 
 
 
 

ARAXÁ

BEM TRAÇADA, LIMPA E ACOLHEDORA. TEM MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR POR MEIO DE MARCOS LENDÁRIOS, PONTOS MÍSTICOS E RELIGIOSOS. POSSUI PRAÇAS E JARDINS COM RUAS BEM CUIDADAS E ARBORIZADAS CONVIDANDO PARA OS MAIS AGRADÁVEIS PASSEIOS. O MAIOR ATRATIVO DA CIDADE É O COMPLEXO DO BARREIRO – BANHOS MEDICINAIS, TRATAMENTOS DE PELE, AROMATERAPIA, MASSAGENS, ETC. PARA COMPLETAR, VISITA ÀS FONTES DE ÁGUA MINERAL.

 
 
 
 

LAVRAS NOVAS

O DISTRITO É PEQUENO, TENDO SUA VISÃO DOMINADA PELA MATRIZ NOSSA SENHORA DOS PRAZERES. ALIÁS, O PRAZER É A SENSAÇÃO DOMINANTE NA CIDADE, ALTERNADAS POR VEZES PELA SURPRESA E PELO ENCANTAMENTO. BERÇO DE MUITAS LENDAS ONDE MITOS SÃO TRADUZIDOS NO RICO FOLCLORE. A CIDADE RESERVA TEMBÉM UM CHARME ESPECIAL PARA AS NOITES. SEUS BARES SÃO ACONCHEGANTES PROPICIANDO ENFRENTAR AS NOITES FRIAS REGADAS DE MUITA NEBLINA.

 
 
 
 

SÃO TOMÉ DAS LETRAS

CIDADE RÚSTICA, EDIFICADA SOBRE UMA MONTANHA DE PEDRAS QUE TAMBÉM SÃO UTILIZADAS NAS CONSTRUÇÕES DE CASAS, CALÇAMENTO DE RUAS, ARTESANATO E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS. NOS ARREDORES DA CIDADE É POSÍIVEL DESFRUTAR DOS MISTÉRIOS DAS GRUTAS E DO FRESCOR DAS CACHOEIRAS. É CONSIDERADA BERÇO DO EXOTERISMO EM MINAS GERAIS.

 
 
 
 

BARÃO DE COCAIS

LOCALIDADE SURGIDA COM O CICLO DO OURO NO SÉCULO XVIII. CONHECIDA NACIONALMENTE COMO “PORTAL DO CARAÇA”. FIRMOU-SE NO CENÁRIO TURÍSTICO PRINCIPALMENTE PELA PAISAGEM NATURAL E POR ESTAR NA ROTA DA ESTRADA REAL. QUEM VAI À CIDADE NÃO PODE DEIXAR DE PROVAR O DELICIOSO BISCOITO DE CACHAÇA.

 
 
 
 

CATAS ALTAS / SERRA DO CARAÇA

A CIDADE CRESCE SOBRE AS SUAVES COLINAS À SOMBRA DA IMENSA SERRA DO CARAÇA. SUA ALTITUDE DE 2.000 METROS TORNA-SE UM ESPETÁCULO DA NATUREZA. A FAUNA E FLORA ASSEGURAM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE FAZENDO DA SERRA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL. HOJE, CATAS ALTAS SE DESTACA NA FABRICAÇÃO DE VINHOS ARTESANAIS E LICORES, PRINCIPALMENTE O DE JABUTICABA E NA PRÁTICA DE ESPORTES, O MONTANHISMO. A CIDADE POSSUI TAMBÉM INÚMEROS PONTOS DE QUEDA D’ÁGUA PROPICIANDO OUTRAS ATIVIDADES.

 
 
 
 

MONTES CLAROS

É O PRINCIPAL CENTRO URBANO DO NORTE DE MINAS. DENTRE AS OPÇÕES DE ENTRETENIMENTO E CULTURA, O MUNICÍPIO POSSUI CLUBES, PARQUES, VIDA NOTURNA COM AGRADÁVEIS BARZINHOS, BOATES, CINEMAS NO SHOPPING LOCAL, GRANDE FERTILIDADE MUSICAL E ARTÍSTICA. MONTES CLAROS ABRAÇA NOS DOIS PRIMEIROS MESES DO ANO VISITANTES QUE PARTICIPAM DA FESTA NACIONAL DO PEQUI, CUJA FRUTA DO SERRADO EXALA SEU PERFUME POR TODA CIDADE.

 
 
 
 

TRÊS MARIAS

NA REGIÃO CENTRAL DE MINAS GERAIS BROTA UMA TÍPICA CIDADE DO INTERIOR, “TRÊS MARIAS”. CONHECIDA COMO DOCE MAR DE MINAS, POIS O VELHO CHICO RESOLVEU PASSAR POR LÁ. POSSUI UMA DAS MAIORES BARREIRAS DE TERRA DO MUNDO – OBRA DE JUSCELINO KUBITSCHEK. OS PASSEIOS DE BARCO SÃO COMUNS NO LOCAL. A CULINÁRIA É RICA NA INFINIDADE DE PEIXES NOBRES CEDIDOS PELO RIO. O LENDÁRIO MANUELZÃO DESCRITO PELO AMIGO GUIMARÃES ROSA EM “GRANDE SERTÃO VEREDAS” É AINDA HOJE RECONHECIDO MUNDIALMENTE. EM SUA HOMENAGEM RECEBEU UM MUSEU ONDE ESTÁ GUARDADO TODO ACERVO DE SUA HISTÓRIA. ESTE SE LOCALIZA NA ANTIGA CASA ONDE VIVEU – ANDREQUICÉ.

 
 
 
 

MACACOS

FAZ PARTE DA ESTRADA REAL. CAMINHO DO SABARUÇU E CIRCUITO DO OURO. TÍPICO ARRAIAL MINEIRO, CHARMOSO COMO POUCOS. POSSUI UMA EFICIENTE ESTRUTURA DE TURISMO RECEPTIVO E PREOCUPAÇÃO PERMANTE COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. A GASTRONOMIA DESPONTA COMO ATRATIVO ESPECIAL POSSUINDO ATÉ UM FESTIVAL. É UM DOS POINTS PREFERIDOS QUANDO O ASSUNTO É ESPORTE RADICAL.

 
 
 
 

BRUMADINHO / INHOTIM

A CIDADE ESTÁ LOCALIZADA NO VALE DO PARAOPEBA POSSUINDO ALÉM DE BELEZAS NATURAIS, RIQUEZAS HISTÓRICAS E CULTURAIS.

O MUSEU DE INHOTIM FOI IDEALIZADO PELO EMPRESÁRIO BERNARDO PAZ EM MEADOS DA DÉCADA DE 80. EM 2002, FOI FUNDADO O INSTITUTO CULTURAL INHOTIM, INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS. EM 2005, O EXTENSO ACERVO CULTURAL E AMBIENTAL ABRIA SUAS PORTAS COM PRÉ-AGENDAMENTO DE GRUPOS SELETOS. EM 2006, COM ESTRUTURA COMPLETA A OBRA PARTICULAR CHEGA AO GRANDE PÚBLICO, ONDE O INSTITUTO PASSA RECEBER VISITAS REGULARES SEM AGENDAMENTO PRÉVIO. EM 2008, CERCA DE 110 MIL PESSOAS DE DIVERSAS PARTES DO PAÍS E DO MUNDO VISITARAM INHOTIM.

 
 
 
 

SERRA DO CIPÓ

ALÉM DE SER UM DOS MAIS BELOS CENÁRIOS DE MINAS GERAIS É CONSIDERADA UMA DAS MAIORES ÁREAS DE BIODIVERSIDADE DO PLANETA. CARREGA A IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DE SER DIVISOR NATURAL DAS BACIAS DOS RIOS SÃO FRANCISCO E DOCE. OFERECE VÁRIAS OPÇÕES DE LAZER COMO: CANYONING, TURISMO EQUESTRE, CICLOTURISMO, ALPINISMO, PASSEIOS DE CAIAQUE E BARCO, TREKKING, ENTRE OUTROS. EXCELENTE ESTRUTURA PARA ACOLHER TURISTAS. POSSUI MUITAS POUSADAS, CHALÉS E ÓTIMOS RESTAURANTES DE COMIDA TIPICAMENTE MINEIRA.

 
 
 
 

GRUTA DA LAPINHA

LOCALIZADA NA REGIÃO ARQUEOLÓGICA DE LAGOA SANTA, APROXIMADAMENTE 48 KM DE BELO HORIZONTE. A ORIGEM DA GRUTA PROVÉM DE ROCHAS CALCÁRIAS FORMADAS PELOS RESTOS MARINHOS DO FUNDO DO MAR RASO DA BACIA DO RIO DAS VELHAS. SÃO 16 SALÕES DISTRIBUÍDOS EM 511 M DE EXTENSÃO E 40 M DE PROFUNDIDADE. POSSUI INFRA-ESTRUTURA COMPLETA PARA RECEBER O PÚBLICO.
 
 
 
 

GRUTA DE MAQUINÉ

É CONSIDERADA BERÇO DA PALEONTOLOGIA BRASILEIRA. FOI UTILIZADA PELO HOMEM PRÉ-HISTÓRICO COMO ABRIGO. A EXISTÊNCIA DE PINTURAS RUPESTRES E DE OUTROS VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS SÃO INDICADORES DESSES USOS. FOI A PRIMEIRA GRUTA BRASILEIRA PREPARADA PARA ATIVIDADES DE TURISMO. POSSUI APROXIMADAMENTE 650 M DE GALERIAS E SALÕES. FOI FORMADA PELA ATUAÇÃO DAS ÁGUAS SOBRE A ROCHA CALCÁRIA. A GRUTA CONTA COM UM MODERNO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO QUE REALÇA A BELZA DO LUGAR TRAZENDO SEGURANÇA PARA O VISITANTE.

 
 
 
 

GRUTA REI DO MATO

É UMA DAS MAIS BELAS CAVERNAS DE MINAS GERAIS. POSSUI CERCA DE 220 M DE EXTENSÃO. BEM ILUMINADA E COM PASSARELAS METÁLICAS QUE DESCEM APROXIMADAMENTE 50 M. A GRUTA POSSUI VÁRIOS SALÕES REUNINDO BELOS CONJUNTOS DE ESTALACTITES E ESTALAGMITES (FORMAÇÕES ROCHOSAS QUE CRESCEM A PARTIR DO TETO OU DO CHÃO POR GOTEJAMENTO), ALÉM DE ELICTITES (FORMAÇÕES RARAS QUE IMITAM PLANTAS).